Buscar emprego não é uma tarefa simples, muito menos fácil. Quando se está desempregado, o desespero e a pressa começam a bater na porta, mas para tudo há uma solução. O importante é respirar fundo e planejar suas ações.
O mercado está aquecido, há muitas oportunidades, e alguma dicas podem ajudar na sua busca.
Primeiro – parece clichê, mas é fundamental – atualize seu currículo. Inclua informações detalhadas sobre suas funções já exercidas, tenha informações de contato como e-mail, telefone, lembre-se: dados sensíveis como documentos, endereço completo, não devem ser incluídos no seu currículo, por questões de segurança.
Analise suas qualidades, conhecimentos e habilidades, verifique a vaga que está se candidatando, sempre há palavras-chave na descrição do cargo, e elas também devem estar no seu currículo.
Sim! Seu currículo deve ser personalizado para cada vaga. “Ah! Mas dá trabalho fazer isso.”
Seu empenho na busca por uma oportunidade que lhe trará boas oportunidades.
Se você ainda não tem um perfil na rede social LinkedIn, aconselho a criar um! São mais 850 milhões de usuários cadastrados na rede, 75 milhões apenas no Brasil, representando mais de 60% da força de trabalho nacional, segundo dados da própria plataforma. Recrutadores, CEOs de empresas, chefes de departamentos, todos ao alcance de um clique e uma conversa de apresentação.
Outra dica importante é estar atento aos seus canais de comunicação, de nada adianta se aplicar nas vagas e depois esquecer de olhar o e-mail, o chat do LinkedIn ou responder as mensagens no whatsapp.
E por último, e sempre importante, mantenha-se atualizado, tanto em questões do que está acontecendo no mercado quanto em conhecimentos profissionais. Há inúmeros portais que disponibilizam cursos e qualificações gratuitas, e online inclusive, para que esteja sempre em desenvolvimento.
Além das opções virtuais, as agências municipais de emprego, como o SINE, disponibilizam inúmeras oportunidades. Basta realizar o seu cadastro e levar seu currículo atualizado, para participar dos processos seletivos.
Por mais desafiador que seja o processo de busca por uma nova oportunidade, com planejamento e foco, se torna mais assertivo. E então, gostou dessas dicas?